Dicas e Curiosidades
Vantagens e Desvantagens de dinheiro vivo ou cartões

Todo mundo planeja datas e roteiros na hora de viajar e deixa de lado uma parte que deve ser muito bem planejada: como levar e trocar seu dinheiro ao visitar outros países.

Visando sempre facilitar a vida de quem vai viajar, seja a passeio ou a trabalho, a Carol DTVM lista as vantagens e desvantagens de cada modalidade. 

Cartão de Crédito

Vantagens: é uma das formas mais seguras de pagamento. Além da proteção por senha, é possível cancelar o produto em caso de perda ou roubo. Também há um prazo mais estendido para o pagamento da fatura e o limite costuma ser maior.

Desvantagens: alta taxa de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e o preço da fatura no final, que está atrelado à variação do câmbio. O último item só torna possível saber o valor da conta no momento em que a fatura fecha, o que pode aumentar ou diminuir o valor original.

 

Cartão de Débito

Vantagens: graças ao uso de senha e a possibilidade de bloqueio também se torna uma opção segura. E aqui é possível saber exatamente quanto se está pagando, já que o valor é atrelado ao câmbio no mesmo dia do débito.

Desvantagens: alta taxa de IOF e, no caso de saque no exterior, altas taxas também.

Cartão Pré-Pago

Vantagem: além do uso de senha e da possibilidade de bloqueio, sua segunda via é emitida de maneira fácil e rápida. Também permite um controle maior de gastos e é possível recarregá-lo quando quiser.

Desvantagem: IOF alto.

 

Dinheiro em espécie

Vantagem: o menor IOF de todas as opções e não está sujeito às variações de câmbio.

Desvantagem: é a menos segura das opções, já que não há como reaver valores perdidos ou furtados.

Outras dicas:

 

  • Se optou pelo dinheiro em espécie, é recomendável fazer o câmbio em seu país de origem. Isso facilita o atendimento e evita que você saia lesado em negociações no exterior;

 

  • Mesmo que tenha escolhido levar seu dinheiro em cartões, não se esqueça de ter dinheiro em espécie para gastos corriqueiros (condução e lanches, por exemplo).

(Imagens: Reprodução)

CATEGORIAS

Dicas de Viagens

cadastre-se
e receba as novidades
em primeira mão


Ouvidoria: 0800 7705422 / ouvidoria@caroldtvm.com.br
© 1999-2016 Carol DTVM • Todos os direitos reservados | por Studio Xang e DNA Comunicação