Dicas e Curiosidades
Intercâmbio na Irlanda.

Informações gerais

Já pensou em sair de sua escola, atravessar a rua e degustar uma caneca de cerveja Guinness, originalmente irlandesa, em um pub regado a música e descontração? Na Irlanda, isso é possível.

O país, situado no noroeste da Europa, com todo seu charme dos castelos medievais e, ao mesmo tempo, com a modernidade de suas cidades, atrai diversos estudantes que procuram conhecer uma nova cultura, pessoas diferentes e se aventurar em uma rotina totalmente irlandesa. Sem contar que a cordialidade e a hospitalidade do povo irlandês ajudam a garantir uma experiência motivadora.

Com certeza você conhece alguma banda irlandesa. A música tradicional é muito presente no país, mas grupos musicais como U2, liderado por Bono Vox, The Cranberries, Enya e The Corrs, com seus violinos, colocam a música da Irlanda em um patamar elevado mundialmente.

 

Dicas e curiosidades

Que tal ganhar um pote de ouro? Na Irlanda, se você encontrar um Leprechaun, figura mitológica do folclore irlandês, representada por um duende guardião de tesouros e sapateiro das fadas, isso é possível. Segundo a lenda, os “homenzinhos” simpáticos de vestimentas verdes também possuem uma moeda prata mágica, que é sempre reposta na bolsa do felizardo após ser gasta.

A cozinha irlandesa contém muita carne de porco, inclusive no café da manhã. O cozido de toucinho com couve é um prato típico do país, assim como o coddle, feito com lingüiça de porco cozida.

Uma das bebidas mais tradicionais da Irlanda é a cerveja Guinness, freqüentemente servida em pubs.  Mas a sidra, o uísque e o café irlandeses também são muito conhecidos e merecem ser degustados.

Assim como na Inglaterra, os motoristas dirigem na mão esquerda das vias. Por isso, as cidades são muito bem sinalizadas, pois como a Irlanda recebe muitos turistas é preciso deixá-los bem informados para evitar acidentes.

Em alguns supermercados você não encontrará pessoas trabalhando nos caixas, que são como self-service. Você mesmo terá que colocar as compras, depositar o dinheiro, retirar o troco e a nota fiscal.

 

Clima
Diferentemente do Brasil, a Irlanda tem um clima muito regular, com temperaturas que não variam muito ao longo do país.

No Inverno faz frio, mas não insuportável. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com temperaturas entre quatro e sete graus. Julho e agosto são os meses mais quentes, quando os termômetros registram temperaturas entre 15 e 20 graus. 

Já ouviu falar que a Irlanda é um país muito verde? Isso porque as chuvas são responsáveis pela cor viva das planícies e paisagens dessa terra. O país possui mais de 200 dias de chuva por ano.

 

Melhor época para viajar

Como o calor e o frio não são extremos, a região é agradável para ser visitada o ano todo. Porém, como os dias dos meses de junho a agosto são mais longos é possível aproveitar mais a cidade, que tem maior movimento nessa época.

 

Essa você não sabia

Muitos estudantes optam por intercâmbio na Irlanda pela facilidade na obtenção do visto. Ao contrário de outros países, a burocracia para entrar na terra dos Vikings praticamente não existe. Por exemplo, não é necessário tirar o visto antes de embarcar, comprovar renda, realizar entrevista no consulado e pagar taxas consulares. Basta comprar a passagem, matricular-se em um curso e ter comprovante de moradia ou estadia; assim, o visto é emitido no aeroporto na hora da chegada.

Quer se divertir? A Irlanda é o lugar certo! Em Dublin existem aproximadamente mil pubs que garantem à cidade uma vida noturna muito agitada. No entanto, as baladas terminam quase sempre por volta das 3 horas da manhã.

Você sabia que não existem cobras na Irlanda? É sério! Você jamais vai encontrar esse réptil por lá. Diz a lenda que Saint Patrick, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram.

Um aspecto interessante é que por lá não existe conta de água para residências. Na Irlanda, somente as empresas pagam pelo fornecimento do recurso. No entanto, isso não quer dizer que as pessoas desperdicem água.

 

Moeda

A moeda da Irlanda é o Euro. Basta trocar o dinheiro em uma casa de câmbio no Brasil (as localizadas em shoppings são mais seguras) por notas e também pelo cartão TravelMoney, que permite sacar em caixas eletrônicos, conhecidos como ATM, e realizar compras no débito.

Caso você possua cartão bancário internacional não é necessário requisitar o TravelMoney, pois ele funcionará perfeitamente. Qualquer cartão que porte o símbolo Visa, MasterCard ou American Express é comumente aceito na Irlanda. O horário de funcionamento dos bancos é geralmente de 9h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

 

Vale a visita

Um lugar que você não pode deixar de conhecer é a Catedral de St. Patrick, padroeiro do país, aquele que expulsou as cobras da Irlanda. Além da bela arquitetura da igreja, não deixe de assistir ao coral.

Temple Bar é uma região de Dublin que contém diversas instituições culturais irlandesas para serem visitadas durante o dia, e ao anoitecer é um importante centro da vida noturna, com muitos bares e restaurantes. Vale a pena conferir!

 

Diversidade

A economia estável, os altos salários e a elevada qualidade de vida da Irlanda atraem muitos imigrantes provenientes dos países da União Européia. Nos últimos anos, os chineses também migraram para a Irlanda em números significativos, assim como os nigerianos e pessoas de outros países africanos. Depois da capital Dublin, as maiores cidades da Irlanda são Cork, Limerick, Galway e Waterford.

 

Por que estudar na Irlanda?

Um dos motivos principais é que com visto de estudante você pode trabalhar: para 6 meses você pode fazer a aplicação para o programa que é permitido trabalhar até 1 ano no país, com possível extensão.

 

O que levar

Prepare-se para levar um guarda-chuva e enfrentar muita água! É importante levar a moeda local e o seguro saúde, que é obrigatório. Se o visto é para estudante, o governo requer um depósito de 3  mil euros, que é feito na Irlanda – esta é uma regra para concessão do visto. O passaporte deve estar com validade de um ano, no mínimo.

 

Quanto tempo ficar

O período pode ser de 6 meses a 1 ano.

 

Escolas

As principais escolas são: DBL, International House, Emerald, Horner School of English, GCI, Galway, La Make Up Academy – escola de maquiagem e moda.

 

(Fonte: TGK Students)

 

CATEGORIAS

Dicas de Viagens

cadastre-se
e receba as novidades
em primeira mão


Ouvidoria: 0800 7705422 / ouvidoria@caroldtvm.com.br
© 1999-2016 Carol DTVM • Todos os direitos reservados | por Studio Xang e DNA Comunicação